A ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.
A função do Tratamento Ortodôntico, além de garantir um belo sorriso, é corrigir a má posição dos dentes, restabelecendo o contato correto entre eles.
O alinhamento do contato é fundamental para uma boa mastigação, nutrição e saúde bucal. Hoje existem vários modelos de aparelhos que se ajustam perfeitamente à sua necessidade.
É um aparelho extremamente resistente, composto por peças metálicas como bráquetes, tubos e o fio metálico, além das famosas ‘borrachinhas’.
Com esse aparelho conseguimos corrigir vários problemas dentários, sendo o principal deles o desalinhamento dentário e a má oclusão. Porém, é também utilizado para solucionar diastema, apinhamento dentário, mordida aberta, mordida cruzada, mordida profunda ou sobremordida, correção de classe II e III dentária.
Esse modelo possui baixo custo em comparação aos outros existentes no mercado.
O Invisalign é o aparelho mais moderno quando o assunto é o alinhamento dos dentes. Ele chegou para proporcionar o alinhamento dos dentes de uma maneira fácil , rápida e sem comprometer a estética do seu sorriso.
Além de sua alta tecnologia, o modelo proporcionar diversas vantagens aos pacientes: a possibilidade de removê-lo, resultado até 2x mais rápido que o aparelho convencional, extremamente estético, transparente e confortável.
Com um aparelho ‘quase invisível’, o paciente tem a tranquilidade de sorrir, ao mesmo tempo em que a correção dos dentes ocorre.
É mais uma das alternativas ao aparelho ortodôntico tradicional. Busca proporcionar um visual mais estético e discreto em relação ao modelo metálico – as peças fixas de sua estrutura são feitas em porcelana.
O aparelho é menos visível e de coloração esbranquiçada leitosa, permitindo assim uma ‘camuflagem’ do dente com o aparelho.
Os bráquetes menores proporcionam um visual mais discreto e confortável para o paciente.
É a variação do aparelho de porcelana. Ainda mais estético, o modelo substitui as borrachinhas coloridas e os famosos bráquetes por peças em cristal de safira – trazem transparência e uma melhor aparência durante o tratamento.
Esse modelo possui as mesmas indicações e funções do aparelho fixo metálico. Porém, a diferença está nos bráquetes que proporcionam uma maior estética do sorriso e a discrição do aparelho.
.É capaz de corrigir diastema, apinhamento dentário, mordida aberta, mordida cruzada, mordida profunda ou sobremordida, correção de classe II e III dentária.
A principal diferença entre o aparelho metálico está no custo!!!!
É comum confundir os aparelhos ortopédicos com os aparelhos ortodônticos, mas ambos são usados em causas e tratamentos diferentes.
Os aparelhos ortopédicos são muito úteis em caso de desarmonia esquelética, pois nem sempre o problema está na posição dos dentes, mas sim nos ossos que sustentam os dentes, a maxila e a mandíbula
Há uma grande variedade de aparelhos ortopédicos, como: klammt, SNs, Aparelho de planas, Bimler e Balters.
A ortopedia funcional dos maxilares é uma especialidade da ortodontia que soluciona os desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares, maxila e mandíbula.
A ortopedia melhora e corrige a estética do rosto e trata, também, diversos outros problemas como: bruxismo, ATM (articulação temporomandibular), apneia do sono, dor de ouvido, dores de cabeça, dentição torta, mordida cruzada, profunda, mordida aberta, mau posicionamento da língua , lábios abertos e posição errada do queixo.
Esse aparelho é mais eficiente em crianças e adolescentes, pois o osso ainda está em crescimento. Mas também tem grande funcionalidade em adultos.